Encontro de Catequistas de Início do Ano
O 1º Encontro de Catequistas deste ano decorreu no dia 13 de Setembro, durante todo o dia, no Externato da Imaculada Conceição (em Gueifães).
Foram enviadas cartas/convites a todos os catequistas, participaram cerca de 30 neste encontro.
Partindo do lema deste ano pastoral 2008/2009: “Aprender a Missão com Paulo”, destacou-se o momento de silencio e reflexão pessoal que se baseou numa 1ª parte no Evangelho de Lucas e nas Cartas de Paulo aos Efésios e aos Romanos. Numa 2ª parte baseou-se nos “10 Mandamentos para Pais com Filhos na Catequese”
A Partilha daquilo que cada um experimentou nesse momento de silencio foi riquíssima. Aqui ficam algumas das partilhas feitas:
- Assim como, no Evangelho, João pergunta “És tu o que está para vir ou devemos
esperar outro?” muitas vezes, hoje, temos a mesma interrogação, parece que
achamos que Ele ainda está para vir. E Jesus responde: “Ide contar a João o que
vistes e ouvistes”, ou seja, o que está a acontecer esse é o verdadeiro
testemunho. Nós catequistas precisamos ser um testemunho verdadeiro.
- Ser catequista é muito exigente. Se não vivermos, se não dermos o exemplo, se
não sentirmos o Amor d’Ele e a presença d’Ele é muito difícil.
Mas o Apóstolo Paulo enche-nos de força: “Se Deus está por nós? Quem poderá estar contra nós? Quem nos poderá separar do Amor de Deus?”
Continuaram as partilhas com base nos “Mandamentos aos Pais”: é primordial que exijamos o mesmo a nós que aos pais; precisamos da colaboração e empenho dos pais caso contrário a catequese será em vão; se cativarmos mais os filhos, será que os pais vão se interessar?; é importante pensar e programar a formação e crescimento conjuntos de Pais e Filhos na Catequese. Queremos que a nossa Catequese seja cada vez mais capaz de formar discípulos de Jesus, que saboreiam a alegria de serem cristãos.
No Comment
Enviar um comentário