QUE MARAVILHOSO E ESPECTACULAR É O AMOR DO PAI!! JÁ VIRAM?
Ele quis reforçar a Aliança com o Homem, enviando o seu Filho (carinha chapada do Pai) para que nós pudessemos conhece-Lo Verdadeiramente, compreender o projecto D'Ele para nós e, acima de Tudo, para que pudessemos ver o Seu Amor Universal.... Sim, porque Jesus não veio exclusivamente para o Cristãos.... Não! Jesus Veio para TODOS! TOOOODDOOOOOOS!
Não é espectacular?
O Amor do Pai é para TODOS e vem TODOS OS ANOS, a todo o momento, bater à porta do nosso coração humano, através de várias formas disfarçadas, que muitas vezes nós não reconhecemos!... E nós? Abrimos a porta ou continuamos à espera que Ele entre sem ser convidado? É tão difícil escancararmos as portas... porque para Ele caber, algumas coisas, dolorosamente, têm de sair... e custa tanto.... e assim, vamos deixando a porta entreaberta, meia fechada e meia aberta, onde o Amor tenta actuar a meio gás, porque não lhe damos espaço... e ficamo-nos pelas palavras que nem sempre reflectem a Palavra...
AI.... é mesmo díficil... ....... mas é fabuloso este DEUS NÃO DESISTENTE!! ELE espera.... Ele Espera... amorosamente, pacientemente, calmamente, sorridente, paternalmente.... por um olhar nosso, por um "SIM SIMINSTALA-TEÁ VONTADE E DESINSTALA-ME DE MIM MESMO!" (e não os habituais "agora sim", "agora não", "talvez mais tarde"...)
Por isso este Natal, que todos sejamos capaz de abrir os nossos corações, pelo menos mais um pouco, e deitar fora aquilo que é lixo e só nos faz pessoas menos Mais! :)
A catequese é um caminho para ajudar os jovens e crianças a descobrir este Amor que bate à porta.... mas não é o único nem é o suficiente! Por isso, também desejo um ÓPTIMO ANO a todos os catequistas, com novos desafios e missões de Evangelização, mais coragem, criatividade, sem medo de arriscar nos novos rumos e exigências! FORÇA!!!
Antes que o Consumismo do Natal nos entre demasiado pelos póros, pelos olhos, pelos ouvidos, Antes que os Pai-Natais a trepar pelos edifícios, as Popotas e afins nos encham os dias sem sentido, Antes que seja Natal sem que nós nos dessemos conta do que isso verdadeiramente significa para nós, Antes que gastes meia-dúzia de horas a colocar enfeites espalhados por toda a casa,
Antes que seja tarde demais para fazer alguma coisa que realmente faça a diferença na vida de alguém... Aqui fica o desafio: Alimenta esta ideia! "Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e, cheio de misericórdia para com ela, curou os seus enfermos. Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram-lhe: «Este sítio é deserto e a hora já vai avançada. Manda embora a multidão, para que possa ir às aldeias comprar alimento.» Mas Jesus disse-lhes: «Não é preciso que eles vão; dai-lhes vós mesmos de comer.» Responderam: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.» «Trazei-mos cá» - disse Ele. E, depois de ordenar à multidão que se sentasse na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu e pronunciou a bênção; partiu, depois, os pães e deu-os aos discípulos, e estes distribuíram-nos pela multidão. Todos comeram e ficaram saciados; e, com o que sobrou, encheram doze cestos. " (Mt 14, 13-21)
Jesus ensinou-nos que A PARTILHA GERA A ABUNDÂNCIA! Quando cada um de nós partilha com o outro o pouco que tem, ainda que sejam apenas 5 pães e 2 peixes... Quando cada um de nós se dá, mesmo que sinta que tem pouco para dar, apenas uns minutos ou umas horas de disponibilidade... Geramos a abundância à nossa volta... E isso, sem dúvida, nos fará pessoas mais felizes!
Próximo fim-de-semana 28 e 29 de Novembro Colabora com o Banco Alimentar contra a Fome
Indo aos supermercados onde há recolha de sacos para o Banco Alimentar e enchendo 1 ou vários sacos com alimentos para oferecer.
Indo para o Armazém (em Perafita) ajudar na separação/ arrumação/ distribuição dos alimentos. À chegada ao Armazém, terás direito a uma T-shirt e a um lanche ou refeição, dependendo da hora em que lá estiveres.
Para saberes mais sobre esta bela Missão vai a
www.bancoalimentar.pt ou consulta esta brochura:
www.bancoalimentar.pt/pdf/AF_BrochuraBA_SITE.pdf
Como se chega ao Armazém?
IC 24/ A41 em direcção aMatosinhos, converge com A28 em direcção a Matosinhos,saída 10 Perafita/ Lavra, a partir daqui aparecem setas para o Banco Alimentar. Ou então consulta o Google maps aqui:
No passado sábado, dia 3 de Outubro, teve lugar na Igreja de Nossa Sra. da Maia, a Celebração de Acolhimento da Catequese. Esta celebração foi preparada pelos grupos de catequese da adolescência que através de vários gestos procuraram acolher de um modo especial os mais novos. Com este vídeo, queremos desafiar TODOS - pais, catequistas, crianças e jovens - a SERMOS MAIS COMUNIDADE. E que as velinhas (manufacturadas pelos adolescentes) que foram distribuídas no final da celebração, sejam sinal da UNIDADE entre todos nós, e que cada um, ao vê-la em sua casa, na mesinha de cabeçeira ou em cima da secretária, se recorde que este desafio de SER COMUNIDADE pode tornar-se realidade e que depende apenas de cada um de nós.
A Catequese está de novo em actividade.
O nosso ano pastoral iniciou-se com cinco actividades.
No passado dia 12 de Setembro de 2009 realizamos um retiro de catequistas, no Centro Diocesando João Paulo II, na Apúlia.Foi um dia de partilha, preparação e crescimento na nossa missão. Dado o sucesso deste encontro não queremos deixar de partilhar as descobertas desse dia:
Durante a manhã criamos o ambiente propício a um retiro e deixamos a meditação da Palavra de Deus e o Espírito Santo nos inspirassem a descobrir o que necessita um catequista para a sua missão de evangelizar.
Para que a nossa partilha aproveite a todos aqueles que não puderam estar presentes, aqui ficam alguns subsídios para que este ano pastoral possa renovar-nos a todos os actores da catequese.
Entre os presentes foram redescobertas algumas dos dons ou principais características para um catequista desempenhar a sua missão.
A fé que ilumina e nos orienta fortalecida pela Oração em Comunidade
O espírito de serviço e a entrega sabendo “ser dócil”
A experiência do caminho de testemunho
A renovação do compromisso para multiplicar a Esperança
A humildade, disponibilidade e fidelidade para ser “Corpo de Cristo”
A força da comunhão para, com alegria, anunciarmos a BOA NOVA
Não perder uma oportunidade de formação aumentar a sabedoria.
No dia 19 de Setembro celebrou-se a Eucaristia de envio dos catequistas da Vigararia da Maia, na igreja de Milheirós, no dia 26 de Setembro arrancou a catequese dos adolescentes que prepararam com os seus catequistas, o acolhimento dos mais novos no passado dia 03 de Outubro. No domingo dia 4 de Outubro durante a missa da comunidade paroquial da Maia, os catequistas presentes fizeram o seu compromisso para mais um ano da nossa pastoral. A celebração de acolhimento dos catequizandos mais jovens, encheu a Igreja de Nª. Srª da Maia. São mais de cinco centenas de crianças e adolescentes, com os seus pais e 70 catequistas, todos renovados pelo Espírito Santo, que iniciaram um novo ano anunciando a Boa Nova.
Desde a Páscoa deste ano que o grupo de jovens que costuma animar as celebrações da catequese da Maia, conta com a participação empenhada e assídua de alguns pais, crianças, jovens e catequistas da nossa comunidade. Apesar de não sermos um coro, nem funcionarmos como tal (todos somos leigos na matéria, dando apenas aquilo que temos e sabemos, melhor ou pior), queremos continuar juntos na animação da celebração mais importante dos Cristãos: a celebração dos corações agradecido - a Eucaristia.
Com este grupo de adultos - cristãos conscientes motivados a crescer na fé e a ajudar os seus filhos e catequisandos a crescer também -, temos conseguido tornar as celebrações da catequese mais alegres e com mais sentido para quem as vive de verdade. Como queremos fazê-lo ainda melhor este ano vamos começar a fazer um pequeno ensaio mensal, para quem quer aprender melhor algumas músicas.
Todas as pessoas da comunidade e da catequese podem juntar-se a nós, a qualquer momento, sem que para tal tenho de prestar provas ou cantar muito bem. Não! Basta quererem celebrar a Festa do Amor com uma participação mais activa, neste caso, cantando.
A música é universal, tal e qual o Amor do Pai! Por isso, cantando, estamos mais próximos uns dos outros e de Deus. Desde sempre a música foi usada como uma manifestação de fé! Deus chama-nos a cantar a nossa fé em uníssono com as outras pessoas. Deus chama-nos a ser Alegres e Contagiantes como o ritmo e a melodia de uma música. Deus chama-nos a FESTEJAR o seu Amor!
Como diz uma das músicas que cantamos:
A vida se transforma quando tem razão de ser
E o coração começa a ser feliz
A vida já não doi quando o Amor lhe dá as mãos
E coração aprende a sorrir...
Por isso eu canto, sorrindo eu danço
Na festa do Amor que me encontrou
No mundo eu canto, vivendo eu digo
O Espírito de Deus me encontrou e fez feliz...
Para terminar deixo aqui um Vídeo de uma música muito bonita, não só porque é cantada maravilhosamente bem mas sobretudo pela letra!
Se todos vissemos Deus desta forma o mundo seria muito diferente! Talvez a própria Igreja- Instituição fosse muito diferente!:)
TRADUÇÃO (adaptada para o português)
Eu dancei no início quando o mundo se formou
Eu dancei na lua, nas estrelas e no sol
Então eu desci para dançar na Terra
E foi em Belém que tudo começou.
REFRÃO: "Dançem, em todos os lugares
porque Eu sou o Deus da Dança" diz Ele
Eu vou guiar-vos a todos, por onde estiverem
Eu vou guiar-vos nesta dança
Eu dancei para os escribas e para os Fariseus
Mas eles não dançaram nem quiseram ser dos meus
Eu dancei na praia para o Pedro e João
Eles vieram comigo e a dança começou...
Eu dancei ao Sábado e curei o leproso
mas a gente sagrada disse que era vergonhoso
então começaram a gritar e a bater
e prenderam-me bem numa cruz a morrer....
Eu dancei numa sexta quando o céu escureceu
é difícil dançar com o pecado do mundo às costas
Eles enterraram o meu corpo e pensaram que eu tinha acabado
mas Eu sou a dança e a dançam não tem fim...
Eles cortaram-me abaixo mas Eu ergui-me ainda mais alto
Os apresentadores do Festival - Pedro (10º ano) e Daniela (11º ano)
Esta iniciativa totalmente nova na história da catequese da Maia, no final do passado ano lectivo, superou todas as expectativas!
Todos os anos se empenharam em preparar algo para apresentar - músicas, danças, teatros, mensagens, ect - tudo com muito ALEGRIA e ANIMAÇÃO. Graças à boa vontade dos catequistas e colaboradores o festival foi MESMO MESMO MESMO marcante. As cores, a música, a igreja rodeada de pessoas que olhavam curiosas, entusiasmadas e espantadas para o que se estava a passar.
apresentação do grupo 10º ano
lembranças feitas por alguns elementos do grupo do 9º ano
Todo o espaço envolvente da igreja da Nossa Senhora da Maia ficou preenchido de pessoas de todas as idades, reunidas por um motivo bom - festejar mais um ano de caminhada de catequese, mais um ano de caminho percorrido por tantas crianças, jovens, pais e catequistas. Cada ano de catequese é um desafio para todos, exigente mas que vale a pena! É PRECIDO ACREDITAR NISTO PARA CONTINUARMOS TODOS A FAZER QUE A VERDADEIRA BOA-NOVA ENTRE NA VIDA DE TODOS PARA FICAR E TRANSFORMAR...
Grupo de animação Pascal e das celebrações da catequese
Apresentação do 6º ano
História de fantoches do 2º ano
venda de bolos caseiros
A CAMINHO para mais um ano de caminhada... continuamos a contar com o esforço e boa vontade de todos os cristãos desta comunidade da Maia...
Grupo do Crisma (11º ano)
a catequese não é um grupo ou acção isolada! Faz parte da missão de cada Cristão!
Todos os que seguem Cristo devem anunciá-lo com a sua Vida! POR ISSO, apelamos a todos os que estejam dispostos a dar testemunho, com humildade, criatividade, boa vontade, e acima de tudo, com vontade de aprender, a juntarem-se ao grupo de catequistas da nossa paróquia.PRECISAMOS DE CATEQUISTAS EMPENHADOS!
A catequese está a mudar para melhor! Porque ELE vale mesmo a pena!!
À 6ª feira: das 17h30 às 19h00 Ao Sábado: das 11h00 às 12h00 e das 16h00 às 19h00
Local: Igreja Nossa Senhora da Maia
Critérios de Matrícula no 1º ano: 6 anos completos (no máximo até Dezembro 2009) e a frequentar o 1º ano de escolaridade.
[Se conheces alguém que pretende entrar para a Catequese, avisa para que faça a matrícula o mais depressa possível! Atenção à data limite de inscrição!]
Este ano a catequese da Maia preparou-se de várias formas para viver esta caminhada da Quaresma que vai terminar no Domingo de Páscoa quando o nosso coração velho "morrer" e voltarmos a nascer com um coração novo, onde Jesus Vive. Como não podemos conter este GRANDE AMOR revelado na entrega de Jesus e a Alegria de sermos portadores da Boa Nova e da Vida Nova, queremos mostrar a todos essa Alegria!
Assim, o Grupo de Animação das Missas da Catequese faz uma proposta / convite a todos os que se sentem cheios desta Alegria Pascal e queiram manifestá-la através da música. Todos os jovens, catequistas e pais da catequese da Maia estão convidados para integrar o grupo de animação com o objectivo de animar cantando, todas celebrações Pascais da catequese (Sábado ás 19h). A primeira Celebração será dia 18 de Abril ás 19h.
Queremos que a música seja uma forma de transmitir a Boa Nova de Jesus e como a sua Morte nos revelou o Verdadeiro Sentido da Vida, a Verdadeira Dimensão do Amor de Deus por nós.Todas as músicas são reflexo disso mesmo!
Como é que vai funcionar?
- Só poderão cantar junto com o grupo de animação as pessoas que forem a pelo menos a 2 ensaios. Os Ensaios são importantes pois são muitas músicas diferentes e temos de estar em sintonia. Se não puderes estar em 2 ensaios podes cantar na mesma e celebrar, claro, mas sem integrar o grupo propriamente dito.
- Para participar é preciso inscrição! Se ainda não a fizeste por escrito nos Sábados passados manda o teu nome, telemóvel e mail para paula_sava@hotmail.com.
- Os Ensaios serão:
QUINTA-FEIRA (2 ABRIL) – 18H na Igreja da Maia
DOMINGO (5 ABRIL) – 10H na Igreja da Maia
SEXTA (17 ABRIL) – 21H30 na Igreja da Maia
SÁBADO (18 ABRIL) – 17H30 na Igreja da Maia
- Para além dos ensaios deixamos aqui os links para que possam fazer download das músicas que vamos cantar. Se quiseres podes ouvi-las em casa e ir treinando.
- Também deixamos aqui as letras das músicas!
- Na última missa em que o grande Grupo de Animação Pascal vai cantar (a definir) irão ser distribuídas surpresas para todos os participantes!
Estou ansioso por mais este encontro contigo! Ao longo de toda esta caminhada quaresmal, tenho-te acompanhado... as dificuldades... as tuas vitórias interiores... Agora, chegou o momento do face-a-face. Vens ao meu encontro? Eu sei que sim! Amo-te e quero estar contigo! Até já!
Na próxima 6ª feira - dia 20 de Fevereiro - pelas 21h30, no Auditório da Igreja Nossa Sra. Maia.
Vamos falar com o Missionário Redentorista Rui Pedro sobre: "Como celebramos nós a História de Deus Connosco?"
Afinal qual o sentido do que celebramos ao longo do Ano Litúrgico? Qual a relação destas celebrações com a nossa vida? Vamos descobrir juntos uma Vivência renovada da Quaresma e Páscoa?
Não faltes! Pais e Catequistas... por uma Catequese melhor!
DESAFIO: “NOVO ARDOR”, PARA UMA NOVA EVANGELIZAÇÃO!
Evangelizar, anunciando Cristo, nunca poderá reduzir-se a uma mera forma de falar ou de comunicar o Evangelho graças a discursos cativantes. A primeira via para a missão e acção evangelizadora da Igreja é a própria vida pessoal, imbuída por uma relação vital e existencial com Cristo. Constrangido a defender o seu apostolado perante os seus adversários, Paulo não pede para comparar discursos sábios ou formas atraentes de falar de Jesus Cristo, mas evoca antes os sinais visíveis da paixão do Senhor, que fazem dele um alter christus, um ícone visível do Cristo: «Somos ministros de Cristo? - falo a delirar - eu ainda mais. Muito mais pelos trabalhos, muito mais pelas prisões, imensamente mais pelos açoites…» (2 Cor 11, 23) A nossa palavra deve ser cada vez mais, dia após dia, um sermo corporis, uma pregação que não se limita à palavra - a qual no fim de contas não é difícil de pronunciar, pois basta um bom curso de oratória para disso ser capaz - mas uma pregação credível, que passe antes de mais pelo testemunho da vida, pelos sinais da cruz de Cristo impressos na realidade do nosso corpo: «Trazemos sempre no nosso corpo a necrose (o morrer quotidianamente um pouco mais) de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste no nosso corpo. De facto, estando ainda vivos, somos continuamente expostos à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste na nossa carne mortal» (2 Cor 4, 10-11) A importância do testemunho na evangelização, foi-nos recordada de forma especial por Paulo VI, o qual observa: «O homem contemporâneo escuta de melhor vontade as testemunhas do que os mestres e escuta os mestres, porque eles são testemunhas» (E.N. 41).
«Porque, se eu anuncio o Evangelho, não é para mim motivo de glória, é antes uma obrigação que me foi imposta: ai de mim, se eu não evangelizar! Se o fizesse por iniciativa própria, mereceria recompensa; mas, não sendo de maneira espontânea, é um encargo que me está confiado. Qual é, portanto, a minha recompensa? É que, pregando o Evangelho, eu faço-o gratuitamente, sem me fazer valer dos direitos que o seu anúncio me confere.» (1 Cor 9, 16-18)
A Igreja existe para evangelizar e se não existe para isso, nem existe. João Paulo II na Carta Apostólica Novo Millennium Ineunte (NMI 40) diz que esta paixão não deixará de suscitar uma nova missionariedade. Quem descobriu Cristo não o pode guardar para si.
“Devemos reviver em nós o sentimento ardente de Paulo que o levava a exclamar: «Ai de mim se não evangelizar!» (1 Cor 9, 16) Esta paixão não deixará de suscitar na Igreja uma nova missionariedade, que não poderá ser delegada a um grupo de “especialistas”, mas deverá corresponsabilizar todos os membros do Povo de Deus. Quem verdadeiramente encontrou Cristo, não pode guardá-Lo para si; tem de O anunciar. É preciso um novo ímpeto apostólico, vivido como compromisso diário das comunidades e grupos cristãos. Que isso se faça, porém, no devido respeito pelo caminho próprio de cada pessoa e com atenção pelas diferentes culturas em que deve ser semeada a mensagem cristã, para que os valores específicos de cada povo não sejam renegados, mas purificados e levados à sua plenitude.
Que ardor? - Já fizeste uma experiencia semelhante à de Paulo, de ser encontrado realmente por Cristo? - Quais as tuas motivações mais profundas para o serviço de catequista? Compara-as com as motivações de S. Paulo. - O que é que em ti impede o sentido da urgência da evangelização?
Vede que coragem teve São Paulo, como se dissesse aos seus discípulos: «imitai-me». Aliás, ele chegou mesmo a dizer: «sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo» (1 Cor 11, 1)! Com estas palavras, são Paulo diz algo de muito importante, a todos os educadores cristãos: o primeiro anuncio, a primeira catequese, a primeira forma de evangelização, é o nosso próprio testemunho. É a nossa vida em Cristo. Paulo pôde apresentar-se como exemplo, porque o que ele ensinava, dizia, condizia com o que ele vivia, cada dia. É Cristo que vive nele. Por isso, quem quisesse aprender de Paulo o evangelho não tinha apenas de o ouvir. Bastava olhar para ele, bastava ver o modo como ele vivia.
Imitai-me! - Posso dizer aos meus catequizandos: “imitai-me”? - Como catequista, sou apenas alguém que fala de Jesus ou alguém que o faz ver? - Que importância atribuo ao meu testemunho na catequese?
Partilhamos aqui o texto que serviu de reflexão aos catequistas nesta Reunião Geral. Este texto encontra-se na Revista "A MENSAGEM para uma catequese renovada", nº 394, Nov/ Dez 2008, do S.D.E.C. do Porto. A azul ficam as perguntas para uma reflexão pessoal... quem sabe através delas podemos encontrar algumas respostas dentro de nós que nos podem ajudar a sermos e a fazermos uma catequese melhor (nós - catequistas e pais).
Para esta reunião, cada grupo deverá reunir antecipadamente e preparar a sua Avaliação do 1º Período, para depois apresentar na Reunião: -encontros de/e preparação da catequese, - reuniões com os pais (este ano como sabem assumimos - todos os catequistas/ grupos - o compromisso de uma maior interacção com os pais, estipulando-se apenas um Encontro (geral) de Pais por Período e ficando ao encargo de cada grupo, a realização de outras reuniões de formação dos pais), - vivência do Advento, - Encontro (Formação) de Pais e Catequistas do 1º Período (Dra. Isabel), - Oração de Natal dos Catequistas;
E LEVAR IDEIAS PARA O 2º PERÍODO: O que fazer na Quaresma?
Nesta Reunião tentaremos DEFINITIVAMENTE completar o Ficheiro de Dados/ Contactos de TODOS os CATEQUISTAS (estamos a tentar fazê-lo desde Setembro e ainda faltam algumas pessoas).
Se não sabes onde vais, acabarás noutro lugar.Laurence J. Peter
PORQUE É MUITO IMPORTANTE SABER ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS!