por Paula
Desde a Páscoa deste ano que o grupo de jovens que costuma animar as celebrações da catequese da Maia, conta com a participação empenhada e assídua de alguns pais, crianças, jovens e catequistas da nossa comunidade. Apesar de não sermos um coro, nem funcionarmos como tal (todos somos leigos na matéria, dando apenas aquilo que temos e sabemos, melhor ou pior), queremos continuar juntos na animação da celebração mais importante dos Cristãos: a celebração dos corações agradecido - a Eucaristia.
Com este grupo de adultos - cristãos conscientes motivados a crescer na fé e a ajudar os seus filhos e catequisandos a crescer também -, temos conseguido tornar as celebrações da catequese mais alegres e com mais sentido para quem as vive de verdade. Como queremos fazê-lo ainda melhor este ano vamos começar a fazer um pequeno ensaio mensal, para quem quer aprender melhor algumas músicas.
Todas as pessoas da comunidade e da catequese podem juntar-se a nós, a qualquer momento, sem que para tal tenho de prestar provas ou cantar muito bem. Não! Basta quererem celebrar a Festa do Amor com uma participação mais activa, neste caso, cantando.
A música é universal, tal e qual o Amor do Pai! Por isso, cantando, estamos mais próximos uns dos outros e de Deus. Desde sempre a música foi usada como uma manifestação de fé! Deus chama-nos a cantar a nossa fé em uníssono com as outras pessoas. Deus chama-nos a ser Alegres e Contagiantes como o ritmo e a melodia de uma música. Deus chama-nos a FESTEJAR o seu Amor!
Como diz uma das músicas que cantamos:
A vida se transforma quando tem razão de ser
E o coração começa a ser feliz
A vida já não doi quando o Amor lhe dá as mãos
E coração aprende a sorrir...
Por isso eu canto, sorrindo eu danço
Na festa do Amor que me encontrou
No mundo eu canto, vivendo eu digo
O Espírito de Deus me encontrou e fez feliz...
Para terminar deixo aqui um Vídeo de uma música muito bonita, não só porque é cantada maravilhosamente bem mas sobretudo pela letra!
Se todos vissemos Deus desta forma o mundo seria muito diferente! Talvez a própria Igreja- Instituição fosse muito diferente!:)
TRADUÇÃO (adaptada para o português)
Eu dancei no início quando o mundo se formou
Eu dancei na lua, nas estrelas e no sol
Então eu desci para dançar na Terra
E foi em Belém que tudo começou.
REFRÃO: "Dançem, em todos os lugares
porque Eu sou o Deus da Dança" diz Ele
Eu vou guiar-vos a todos, por onde estiverem
Eu vou guiar-vos nesta dança
Eu dancei para os escribas e para os Fariseus
Mas eles não dançaram nem quiseram ser dos meus
Eu dancei na praia para o Pedro e João
Eles vieram comigo e a dança começou...
Eu dancei ao Sábado e curei o leproso
mas a gente sagrada disse que era vergonhoso
então começaram a gritar e a bater
e prenderam-me bem numa cruz a morrer....
Eu dancei numa sexta quando o céu escureceu
é difícil dançar com o pecado do mundo às costas
Eles enterraram o meu corpo e pensaram que eu tinha acabado
mas Eu sou a dança e a dançam não tem fim...
Eles cortaram-me abaixo mas Eu ergui-me ainda mais alto
eu sou a Luz que nunca nunca vai morrer
Eu vivo em Ti se tu viveres em Mim
Eu sou o Deus da dança - diz Ele!
por Paula
Os apresentadores do Festival - Pedro (10º ano) e Daniela (11º ano)
Esta iniciativa totalmente nova na história da catequese da Maia, no final do passado ano lectivo, superou todas as expectativas!
Todos os anos se empenharam em preparar algo para apresentar - músicas, danças, teatros, mensagens, ect - tudo com muito ALEGRIA e ANIMAÇÃO. Graças à boa vontade dos catequistas e colaboradores o festival foi MESMO MESMO MESMO marcante. As cores, a música, a igreja rodeada de pessoas que olhavam curiosas, entusiasmadas e espantadas para o que se estava a passar.
apresentação do grupo 10º ano lembranças feitas por alguns elementos do grupo do 9º ano
Todo o espaço envolvente da igreja da Nossa Senhora da Maia ficou preenchido de pessoas de todas as idades, reunidas por um motivo bom - festejar mais um ano de caminhada de catequese, mais um ano de caminho percorrido por tantas crianças, jovens, pais e catequistas. Cada ano de catequese é um desafio para todos, exigente mas que vale a pena!
É PRECIDO ACREDITAR NISTO PARA CONTINUARMOS TODOS A FAZER QUE A VERDADEIRA BOA-NOVA ENTRE NA VIDA DE TODOS PARA FICAR E TRANSFORMAR... Grupo de animação Pascal e das celebrações da catequese
Apresentação do 6º ano
História de fantoches do 2º ano venda de bolos caseiros
A CAMINHO para mais um ano de caminhada... continuamos a contar com o esforço e boa vontade de todos os cristãos desta comunidade da Maia...
Grupo do Crisma (11º ano)
a catequese não é um grupo ou acção isolada! Faz parte da missão de cada Cristão!
Todos os que seguem Cristo devem anunciá-lo com a sua Vida! POR ISSO, apelamos a todos os que estejam dispostos a dar testemunho, com humildade, criatividade, boa vontade, e acima de tudo, com vontade de aprender, a juntarem-se ao grupo de catequistas da nossa paróquia. PRECISAMOS DE CATEQUISTAS EMPENHADOS!
A catequese está a mudar para melhor! Porque ELE vale mesmo a pena!!