Catequese em Família

Paróquia da Maia - 2009/2010

geral@catequeseemfamilia.com

A TENDA DO ENCONTRO

por Paula

De 8 a 17 de Outubro - o mês das Missões - irá decorrer na Maia a TENDA DO ENCONTRO. Esta foi mais uma proposta do programa diocesano Missão 2010, e que a na Maia, a Equipa Pastoral Vicarial Juvenil, decidiu concretizar.

Assim, a TENDA DO ENCONTRO consiste literalmente num tenda, montada durante toda a semana no Parque Central da Maia (onde normalmente é a feira de artesanato).

Nesta tenda irão decorrer várias actividades durante toda a semana como se vê no programa, para quem quiser aproveitar algumas oportunidades de encontro, reflexão, oração, debate e diversão.

Pretende-se chamar a atenção do público em geral para esta iniciativa e o tema a ela inerente: A MISSÃO. Pretende-se que seja uma actividade que cative e motive não só aquelas pessoas que costumam ir à Igreja e que cristãs, mas sim TODAS E TODOS.

Como catequistas, pais, jovens, cristãos a caminho, estamos todos convidados a ser ponte entre esta mensagem, e um amigo, filho, vizinho, colega ou desconhecido....

Existem actividades para todas as idades! Ao fim de semana a tenda oferece mais variedade durante a tarde e à semana:

todos os dias oração 30 min ás 18h30.

Quem sabe se não saberia bem, no final de um dia, no meio da rotina, parar um pouco? Parar para pensar, reflectir, orar... deixar-se encontrar por Ele? Como cristãos muitas vezes sedentários, essa tonificação espiritual, faz falta!

Uma exposição permanente de todos Institutos e Congregações de Missionários existentes na vigararia da Maia convidam-nos à visita!

Não deixemos passar esta oportunidades, preparada pelos jovens cristãos da nossa vigararia.

Até lá!

ELE VAI NASCER!! JÁ PREPARASTE O TEU CORAÇÃO?

por Paula

QUE MARAVILHOSO E ESPECTACULAR É O AMOR DO PAI!! JÁ VIRAM?

Ele quis reforçar a Aliança com o Homem, enviando o seu Filho (carinha chapada do Pai) para que nós pudessemos conhece-Lo Verdadeiramente, compreender o projecto D'Ele para nós e, acima de Tudo, para que pudessemos ver o Seu Amor Universal.... Sim, porque Jesus não veio exclusivamente para o Cristãos.... Não! Jesus Veio para TODOS! TOOOODDOOOOOOS!

Não é espectacular?

O Amor do Pai é para TODOS e vem TODOS OS ANOS, a todo o momento, bater à porta do nosso coração humano, através de várias formas disfarçadas, que muitas vezes nós não reconhecemos!... E nós? Abrimos a porta ou continuamos à espera que Ele entre sem ser convidado? É tão difícil escancararmos as portas... porque para Ele caber, algumas coisas, dolorosamente, têm de sair... e custa tanto.... e assim, vamos deixando a porta entreaberta, meia fechada e meia aberta, onde o Amor tenta actuar a meio gás, porque não lhe damos espaço... e ficamo-nos pelas palavras que nem sempre reflectem a Palavra...

AI.... é mesmo díficil...
....... mas é fabuloso este DEUS NÃO DESISTENTE!! ELE espera.... Ele Espera...
amorosamente,
pacientemente,
calmamente,
sorridente,
paternalmente....
por um olhar nosso, por um "SIM SIM INSTALA-TE Á VONTADE E DESINSTALA-ME DE MIM MESMO!" (e não os habituais "agora sim", "agora não", "talvez mais tarde"...)


Por isso este Natal, que todos sejamos capaz de abrir os nossos corações, pelo menos mais um pouco, e deitar fora aquilo que é lixo e só nos faz pessoas menos Mais! :)

A catequese é um caminho para ajudar os jovens e crianças a descobrir este Amor que bate à porta.... mas não é o único nem é o suficiente! Por isso, também desejo um ÓPTIMO ANO a todos os catequistas, com novos desafios e missões de Evangelização, mais coragem, criatividade, sem medo de arriscar nos novos rumos e exigências! FORÇA!!!


um abraço em comunidade!

Alimenta esta ideia!

por Teresa Valente

Antes que o Consumismo do Natal nos entre demasiado pelos póros, pelos olhos, pelos ouvidos,
Antes que os Pai-Natais a trepar pelos edifícios, as Popotas e afins nos encham os dias sem sentido,
Antes que seja Natal sem que nós nos dessemos conta do que isso verdadeiramente significa para nós,
Antes que gastes meia-dúzia de horas a colocar enfeites espalhados por toda a casa,
Antes que seja tarde demais para fazer alguma coisa que realmente faça a diferença na vida de alguém...

Aqui fica o desafio: Alimenta esta ideia!
"Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e, cheio de misericórdia para com ela, curou os seus enfermos. Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram-lhe: «Este sítio é deserto e a hora já vai avançada. Manda embora a multidão, para que possa ir às aldeias comprar alimento.» Mas Jesus disse-lhes: «Não é preciso que eles vão; dai-lhes vós mesmos de comer.» Responderam: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.» «Trazei-mos cá» - disse Ele. E, depois de ordenar à multidão que se sentasse na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu e pronunciou a bênção; partiu, depois, os pães e deu-os aos discípulos, e estes distribuíram-nos pela multidão. Todos comeram e ficaram saciados; e, com o que sobrou, encheram doze cestos. " (Mt 14, 13-21)

Jesus ensinou-nos que A PARTILHA GERA A ABUNDÂNCIA!
Quando cada um de nós partilha com o outro o pouco que tem, ainda que sejam apenas 5 pães e 2 peixes...
Quando cada um de nós se dá, mesmo que sinta que tem pouco para dar, apenas uns minutos ou umas horas de disponibilidade...
Geramos a abundância à nossa volta... E isso, sem dúvida, nos fará pessoas mais felizes!


Próximo fim-de-semana
28 e 29 de Novembro

Colabora com o Banco Alimentar contra a Fome


Indo aos supermercados onde há recolha de sacos para o Banco Alimentar e enchendo 1 ou vários sacos com alimentos para oferecer.

Indo para o Armazém (em Perafita) ajudar na separação/ arrumação/ distribuição dos alimentos. À chegada ao Armazém, terás direito a uma T-shirt e a um lanche ou refeição, dependendo da hora em que lá estiveres.

Para saberes mais sobre esta bela Missão vai a
www.bancoalimentar.pt
ou consulta esta brochura:
www.bancoalimentar.pt/pdf/AF_BrochuraBA_SITE.pdf

Como se chega ao Armazém?

IC 24/ A41 em direcção a Matosinhos, converge com A28 em direcção a Matosinhos, saída 10 Perafita/ Lavra, a partir daqui aparecem setas para o Banco Alimentar. Ou então consulta o Google maps aqui:

http://maps.google.pt/maps?hl=pt-PT&source=hp&um=1&ie=UTF-8&cid=0,0,9371736549349028832&fb=1&hq=banco+alimentar&hnear=Porto&gl=pt&daddr=R+Silva+Aroso+1310,+Perafita,+Porto,+4455,+Portugal&geocode=11322577195999782186,41.230027,-8.699203&ei=CG0JS8DzIZaomgOe5ZyyCw&sa=X&oi=local_result&ct=directions-to&resnum=1&ved=0CAoQngIwAA

Ser Comunidade...

por Teresa Valente

No passado sábado, dia 3 de Outubro, teve lugar na Igreja de Nossa Sra. da Maia, a Celebração de Acolhimento da Catequese.
Esta celebração foi preparada pelos grupos de catequese da adolescência que através de vários gestos procuraram acolher de um modo especial os mais novos.
Com este vídeo, queremos desafiar TODOS - pais, catequistas, crianças e jovens - a SERMOS MAIS COMUNIDADE.
E que as velinhas (manufacturadas pelos adolescentes) que foram distribuídas no final da celebração, sejam sinal da UNIDADE entre todos nós, e que cada um, ao vê-la em sua casa, na mesinha de cabeçeira ou em cima da secretária, se recorde que este desafio de SER COMUNIDADE pode tornar-se realidade e que depende apenas de cada um de nós.

Catequese novamente em acção - Ano Pastoral 2009/2010

por Catequese Em Família

A Catequese está de novo em actividade.
O nosso ano pastoral iniciou-se com cinco actividades.

No passado dia 12 de Setembro de 2009 realizamos um retiro de catequistas, no Centro Diocesando João Paulo II, na Apúlia.Foi um dia de partilha, preparação e crescimento na nossa missão. Dado o sucesso deste encontro não queremos deixar de partilhar as descobertas desse dia:

Durante a manhã criamos o ambiente propício a um retiro e deixamos a meditação da Palavra de Deus e o Espírito Santo nos inspirassem a descobrir o que necessita um catequista para a sua missão de evangelizar.
Para que a nossa partilha aproveite a todos aqueles que não puderam estar presentes, aqui ficam alguns subsídios para que este ano pastoral possa renovar-nos a todos os actores da catequese.
Entre os presentes foram redescobertas algumas dos dons ou principais características para um catequista desempenhar a sua missão.
A que ilumina e nos orienta fortalecida pela Oração em Comunidade 
O espírito de serviço e a entrega sabendo “ser dócil
A experiência do caminho de testemunho 
A renovação do compromisso para multiplicar a Esperança
A humildade, disponibilidade e fidelidade para ser “Corpo de Cristo
A força da comunhão para, com alegria, anunciarmos a BOA NOVA
Não perder uma oportunidade de formação aumentar a sabedoria.



No dia 19 de Setembro celebrou-se a Eucaristia de envio dos catequistas da Vigararia da Maia, na igreja de Milheirós, no dia 26 de Setembro arrancou a catequese dos adolescentes que prepararam com os seus catequistas, o acolhimento dos mais novos no passado dia 03 de Outubro. No domingo dia 4 de Outubro durante a missa da comunidade paroquial da Maia, os catequistas presentes fizeram o seu compromisso para mais um ano da nossa pastoral. A celebração de acolhimento dos catequizandos mais jovens, encheu a Igreja de Nª. Srª da Maia. São mais de cinco centenas de crianças e adolescentes, com os seus pais e 70 catequistas, todos renovados pelo Espírito Santo, que iniciaram um novo ano anunciando a Boa Nova.
José Manuel Cardoso

GRUPO DE ANIMAÇÃO DA EUCARISTIA

por Paula




Desde a Páscoa deste ano que o grupo de jovens que costuma animar as celebrações da catequese da Maia, conta com a participação empenhada e assídua de alguns pais, crianças, jovens e catequistas da nossa comunidade. Apesar de não sermos um coro, nem funcionarmos como tal (todos somos leigos na matéria, dando apenas aquilo que temos e sabemos, melhor ou pior), queremos continuar juntos na animação da celebração mais importante dos Cristãos: a celebração dos corações agradecido - a Eucaristia.

Com este grupo de adultos - cristãos conscientes motivados a crescer na fé e a ajudar os seus filhos e catequisandos a crescer também -, temos conseguido tornar as celebrações da catequese mais alegres e com mais sentido para quem as vive de verdade. Como queremos fazê-lo ainda melhor este ano vamos começar a fazer um pequeno ensaio mensal, para quem quer aprender melhor algumas músicas.

Todas as pessoas da comunidade e da catequese podem juntar-se a nós, a qualquer momento, sem que para tal tenho de prestar provas ou cantar muito bem. Não! Basta quererem celebrar a Festa do Amor com uma participação mais activa, neste caso, cantando.

A música é universal, tal e qual o Amor do Pai! Por isso, cantando, estamos mais próximos uns dos outros e de Deus. Desde sempre a música foi usada como uma manifestação de fé! Deus chama-nos a cantar a nossa fé em uníssono com as outras pessoas. Deus chama-nos a ser Alegres e Contagiantes como o ritmo e a melodia de uma música. Deus chama-nos a FESTEJAR o seu Amor!

Como diz uma das músicas que cantamos:

A vida se transforma quando tem razão de ser
E o coração começa a ser feliz
A vida já não doi quando o Amor lhe dá as mãos
E coração aprende a sorrir...
Por isso eu canto, sorrindo eu danço
Na festa do Amor que me encontrou
No mundo eu canto, vivendo eu digo
O Espírito de Deus me encontrou e fez feliz...

Para terminar deixo aqui um Vídeo de uma música muito bonita, não só porque é cantada maravilhosamente bem mas sobretudo pela letra!
Se todos vissemos Deus desta forma o mundo seria muito diferente! Talvez a própria Igreja- Instituição fosse muito diferente!:)


video

TRADUÇÃO (adaptada para o português)

Eu dancei no início quando o mundo se formou

Eu dancei na lua, nas estrelas e no sol

Então eu desci para dançar na Terra

E foi em Belém que tudo começou.

REFRÃO: "Dançem, em todos os lugares

porque Eu sou o Deus da Dança" diz Ele

Eu vou guiar-vos a todos, por onde estiverem

Eu vou guiar-vos nesta dança

Eu dancei para os escribas e para os Fariseus

Mas eles não dançaram nem quiseram ser dos meus

Eu dancei na praia para o Pedro e João

Eles vieram comigo e a dança começou...

Eu dancei ao Sábado e curei o leproso

mas a gente sagrada disse que era vergonhoso

então começaram a gritar e a bater

e prenderam-me bem numa cruz a morrer....

Eu dancei numa sexta quando o céu escureceu

é difícil dançar com o pecado do mundo às costas

Eles enterraram o meu corpo e pensaram que eu tinha acabado

mas Eu sou a dança e a dançam não tem fim...

Eles cortaram-me abaixo mas Eu ergui-me ainda mais alto

eu sou a Luz que nunca nunca vai morrer

Eu vivo em Ti se tu viveres em Mim

Eu sou o Deus da dança - diz Ele!

AVISOS - INÍCIO DA CATEQUESE

por Catequese Em Família