Catequese em Família

Paróquia da Maia - 2009/2010

geral@catequeseemfamilia.com

Catequese novamente em acção - Ano Pastoral 2009/2010

por Catequese Em Família

A Catequese está de novo em actividade.
O nosso ano pastoral iniciou-se com cinco actividades.

No passado dia 12 de Setembro de 2009 realizamos um retiro de catequistas, no Centro Diocesando João Paulo II, na Apúlia.Foi um dia de partilha, preparação e crescimento na nossa missão. Dado o sucesso deste encontro não queremos deixar de partilhar as descobertas desse dia:

Durante a manhã criamos o ambiente propício a um retiro e deixamos a meditação da Palavra de Deus e o Espírito Santo nos inspirassem a descobrir o que necessita um catequista para a sua missão de evangelizar.
Para que a nossa partilha aproveite a todos aqueles que não puderam estar presentes, aqui ficam alguns subsídios para que este ano pastoral possa renovar-nos a todos os actores da catequese.
Entre os presentes foram redescobertas algumas dos dons ou principais características para um catequista desempenhar a sua missão.
A que ilumina e nos orienta fortalecida pela Oração em Comunidade 
O espírito de serviço e a entrega sabendo “ser dócil
A experiência do caminho de testemunho 
A renovação do compromisso para multiplicar a Esperança
A humildade, disponibilidade e fidelidade para ser “Corpo de Cristo
A força da comunhão para, com alegria, anunciarmos a BOA NOVA
Não perder uma oportunidade de formação aumentar a sabedoria.



No dia 19 de Setembro celebrou-se a Eucaristia de envio dos catequistas da Vigararia da Maia, na igreja de Milheirós, no dia 26 de Setembro arrancou a catequese dos adolescentes que prepararam com os seus catequistas, o acolhimento dos mais novos no passado dia 03 de Outubro. No domingo dia 4 de Outubro durante a missa da comunidade paroquial da Maia, os catequistas presentes fizeram o seu compromisso para mais um ano da nossa pastoral. A celebração de acolhimento dos catequizandos mais jovens, encheu a Igreja de Nª. Srª da Maia. São mais de cinco centenas de crianças e adolescentes, com os seus pais e 70 catequistas, todos renovados pelo Espírito Santo, que iniciaram um novo ano anunciando a Boa Nova.
José Manuel Cardoso